Pesca Mortal

Por falar em aproveitar o tempo, ontem depois de 4 horas de atraso de vôo, finalmente embarquei para o Rio. Era para termos descido no Santos Dumont, mas uma coisa que eu nunca tinha visto aconteceu, juntaram quatro vôos em um avião maior e fomos para o Galeão, onde eu conheci o Marcelo, que tem um lifestyle muito interessante e planos de se aventurar no Alaska.

Como juntaram quatro vôos em um, não havia mais lugar marcado e nessa, sentei na cadeira do meio entre o Sérgio e o Marcelo, duas pessoas que acabara de conhecer. O Marcelo ouviu eu falar Alaska enquanto conversava com o Sérgio, perguntou se eu havia ido pra lá, ainda não fui, quero muito! Começamos então a conversar, e o Marcelo me falou que estava indo pro Alaska embarcar naqueles barcos que pescam Caranguejos-Reais.

Barco pesqueiro do Caranguejo-Real do Alaska
Barco pesqueiro do Caranguejo-Real do Alaska

Achei incrível, eu assistia de vez em quando a série Pesca Mortal na Discovery, mas nunca podia imaginar que iria conhecer um desses pescadores aqui no Brasil, do nada. Ele me explicou que antigamente haviam 35 desses barcos, mas agora foi imposto um limite de 25 devido ao alto número de mortos, é uma das atividades com maior índice de mortes do mundo. Há dados de uma morte por semana durante a temporada ou uma morte a cada 300 pescadores.

Esses barcos só podem pescar os Caranguejos-Real e nada mais, e somente durante alguns poucos meses, durante o outono e inverno. Imagina o friozinho agradável do inverno no Alaska! OMG!

O Marcelo é Instrutor de Segurança Náutica e Operador de Embarcações de Resgate em Águas Abertas. Já trabalhou em vários eventos de segurança e também em cima de jets-skis na segurança dos surfistas de onda gigante, como Carlos Burle.

Marcelo no treinamento de atletas para o Red Bull Big Wave Africa
Marcelo no treinamento de atletas para o Red Bull Big Wave Africa

Quem se interessar mais pelo assunto, o Marcelo Assumpção Ulysséa é presidente do Instituto Anjos do Mar do Brasil – IAMB (www.anjosdomar.org) e também tem sua empresa que ministra cursos, e presta serviços de segurança náutica (www.anjosdomar.com.br)

11 comentários em “Pesca Mortal”

  1. Poxa fiquei contente de ver a matéria que você escreveu sobre a Pesca Mortal e queria dizer que a coincidência é grande pois em novembro estou partindo pro Alasca pescar caranguejo com vaga garantida num dos barcos da frota de DutchHarbor…
    Parabéns pela Lua de mel sensacional escolha!
    Abraço,

    Marcelo Ulysséa
    47 9682 2010

    1. Bom Sou doido pra ir nem um desses e apender a pescar como esses caras, eu vejo e fico viajando, tenho coragem de aprender so nao sei como e nem com quem, o que faço? quem procuro?

  2. Muito legal saber que temos um grande profissional indo nos representar la fora! Hora de mostrar ao mundo que nos brasucas tb somos feras na agua e aguentamos mt mais do que pensam! Tb viajo o mundo a fora em expedições e sei que estamos ganhando espaço la fora, queria mt chegar ao nivel do Marcelo, por incapacidade fisica (ouvido / membrana do timpano rompida devido a muitos anos de mergulho, migrei para area de selva) entao…. Arrebenta Marcelo ! E parabens amigo pelo Safari, otima escolha!!! Eu por aqui me preparando para 2017 escalar o vulcão Osorno…. abração !!!

      1. Pooo legal amigo Adriano, é um projeto bem legal, mas meu sonho de consumo é chegar em 2 lugares… Ilhas Georgia do Sul e fazer a travessia dela, leste a oeste e ficar um ano la o outro é poder chegar na Antartida… ainda vou chegar la! rssss……. Vi também uma ilha que esta no meio do Atlantico chamada de Tristan da Cunha, numa cidade chamada Edimburgo dos sete mares, esta dai sim é um achado que vendo no google earth deixa qualquer um explorador alucinado…. estou tentando contato via email para la, mas ate hj nunca me responderam….kkkkk

        1. Fala Cap! Massa, também tenho o sonho de ir à Antártica, tenho um amigo que já foi umas 3x, de veleiro., e me convidou, mas é um investimento bem alto e eu estava com outras prioridades na época. Agora, com meu filho a caminho, minha esposa está grávida de 6 meses, vou adiar ainda mais um pouco hehe!

          Não conhecia essa ilha de Tristan da Cunha, pesquisei e vi que é uma das mais remotas do mundo, fiquei curioso. Existe uma cidadezinha lá, interessante!

          Me mantenha atualizado dos seus planos pra lá? Vai que surge a oportunidade de eu ir também!

          No topo da minha lista estão: Islândia, Groelândia, Palau e Japão!

          Tudo de bom e bons ventos!

  3. Olá Marcelo gostaria de saber o que fazer como pode ser feito para trabalhar em um desses barcos assisto a todos os episódios e fico fascinado a cada episódio tenho muita vontade de fazer parte da tripulação de um desses grandes barcos de pesca tenho muita força de vontade, empenho e trabalho em equipe poderia me dar uma dica agradeço desde já forte abraço.

O que você achou deste post?

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.