Já imaginou quanta coisa você pode aprender em apenas um final de semana?
Hoje foi o último dia do curso Lean Startup Machine – LSM aqui no Rio e já estou no aeroporto voltando pra Brasília, amanhã cedo começa outro curso, o de Certified Scrum Product Owner.
O que é o LSM? É uma maneira de você testar uma ideia rapidamente e com poucos recursos. É uma maneira de praticar os princípios de Lean Startup. Sua ferramenta principal é o Validation Board, que achei a melhor com que já trabalhei e que pode ajudar bastante os empreendedores que estão em busca de construir algo que as pessoas realmente querem e vão usar.
Definimos várias hipóteses ao longo das últimas 48 horas e fomos pra rua entrevistar as pessoas pra testa-las.
Tudo que vou listar como aprendizado, a seguir, não são verdades, mas apenas indícios de um comportamento que pode se repetir em escala. É muito mais qualitativo do que um estudo quantitativo. Serve como um norte. É um ponto de partida e sugiro que antes de aceitar como válidas as afirmações a seguir, que seja feito um estudo quantitativo também. Durante as entrevistas, o que pudemos aprender foi:
Aprendizados da primeira entrevista, de 12h50 às 13h50: 11 entrevistados na Favela da Rocinha:
- As pessoas estão insatisfeitas com a situação do país
- As pessoas sabem que querem melhoria na saúde, educação, transporte e corrupção
- A saúde foi sempre o principal problema apontado pelos entrevistados
- Dentro da saúde, o principal problema apontado foi a falta de médicos
- As pessoas apóiam as manifestações, mas são contra a violência
- As pessoas sabem que vandalismo e manifestação são coisas distintas
- As pessoas tem medo da violência nas manifestações
- Algumas pessoas não vão em manifestações com medo da violência
- As pessoas gostariam que houvesse liderança nas manifestações
- Nenhum dos entrevistados foi nas manifestações
- Uma geração de jovens da favela nunca foi ao Maracanã, como acontecia com seus pais, pois antigamente o preço era alguns mirréis e hoje é centenas de reais.
- As pessoas não apontaram violência como um dos top 3 problemas enfrentados
Aprendizados da segunda entrevista, de 16h às 18h30: 10 entrevistados em frente à casa do prefeito Sérgio Cabral.
- Os manifestantes querem uma liderança.
- Apesar das pessoas quererem uma liderança nas manifestações, elas tem receio de uma só pessoa liderar o movimento, querem liderança, mas descentralizada
- Os manifestantes querem lutar sem violência
- Os manifestantes sabem que querem melhoria na saúde, educação, transporte e corrupção
- Alguns manifestantes sabem que a saúde, educação e transporte podem melhorar, mas tem dificuldade de dizer ações mais pontuais que deveriam ser pautadas neste momento
- Os manifestantes sabem que tem que registrar tudo que acontece nas manifestações e criar uma mídia própria, pois a mídia tradicional distorce os fatos.
- Os manifestantes não abrem mão da sua causa e acham válido a reinvidicação dos outros
- Os manifestantes usam redes sociais, jornais, mídias sociais…
- Os manifestantes querem paz, protestar sem violência e com a segurança da polícia, para protege-los dos vândalos
Bom, esses foram alguns dos aprendizados que tive do final da noite de sexta até o final do dia de sábado. Hoje, domingo, teve muito mais, mas vou ficando por aqui, meu vôo já começou a embarcar e a fila já está acabando. Qual a sua opinião sobre isso? Concorda, discorda? O que você aprendeu neste final de semana?

Não consegui postar porque a fila do avião andou rápida demais e estou postando de Brasília. Aproveitei para incluir uma foto da apresentação do aprendizado do nosso time e do MVP que desenvolvemos neste final de semana, o http://manifeste.me e o concierge que levamos pra rua, o http://vote.manifeste.me . Seu feedback é mais que bem vindo, fique a vontade para criticar ou sugerir o que quiser! Abraço!
Muito bom ein!! Quanto aprendizado em um momento tão importante para o país.. é como se em 'um passo de mágica', as pessoas acordassem .. E praticar a cultura startup e ágil em um ambiente destes foi fantástico. Nós, gente de bem de Brasília, estamos orgulhosos de você!! Parabéns por compartilhar com todos nós.
Fala Alexandre, foi muito aprendizado mesmo! É muito interessante ouvir as respostas da galera, numa semana elas pensam uma coisa, por conta da mídia que estão consumidas, mas aí a mídia alternativa criada pela própria população faz a galera começar a mudar de ideia. Muito legal ouvir isso de você, só dá mais vontade de continuar estudando, aprendendo e buscando novas formas de poder ajudar! Abraço!
Very good, boy!!!
muito bom, e a primeira vez que vejo, pretendo ver sempre, aprender coisas boas, melhora e muito a qualidade de vida. parabens
Valeu João! Que bom que curtiu, me motiva a agir mais é escrever mais também! Segue o blog que vem mais por ai! Abraço!
Valeu João! Que bom que curtiu! Me motiva a escrever mais! Continue ligado que vem mais post por ai!